Recomendações

(131)
Ricardo Fausto Becker, Advogado
Ricardo Fausto Becker
Comentário · há 5 anos
Concordo que precisamos de gestores, mas entendo que também precisamos de políticos. Isto porque a política exige outras qualidades que nem sempre os técnicos possuem. Para a consecução de políticas públicas é mister possuir uma visão ampla da conjuntura e capacidade de articulação. O que importa, pois, ao político é se cercar de uma equipe técnica competente para executar sua plataforma de governo. As diretrizes, porém, devem ser dadas por ele, segundo os compromissos e prioridades assumidos em campanha.

Temos um exemplo bem sucedido no chamado “Plano Real”. Fernando Henrique Cardoso não é economista, mas sociólogo e professor universitário. Uma vez nomeado Ministro da Fazenda pelo então presidente Itamar Franco, cercou-se de técnicos capazes e conseguiu estabilizar a economia depois de um período conturbado de inflação galopante.

Não entendam o exemplo como se eu fosse um “tucano de carteirinha”. Nem votei no PSDB depois do segundo mandato de FHC. Trata-se somente de um fato por todos conhecido, o qual registro apenas para apoiar minha opinião.

O problema, portanto, é que, nos últimos tempos, os políticos se afastaram do verdadeiro sentido da política e passaram a privilegiar seus próprios interesses em lugar de buscarem promover o bem comum. Perderam, com efeito, de vista os ensinamentos de Platão e Aristóteles e se dedicaram a orgias com o dinheiro público. Esperamos, todavia, que isso esteja mudando, porque, ao que tudo indica por essas eleições, a sociedade acordou.
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como William

Carregando

William Leite

Entrar em contato